Simeon é acorrentado, mas José continua mantendo o semblante severo. Ruben apressa os irmãos, que partem rapidamente. Pentephres vai até a casa de Azenate e afirma que o vizir precisa matar os novos visitantes, que perturbam sua tranquilidade. Ela revela que José não pode matar os próprios irmãos. Pentephres reage surpreso enquanto a jovem se desespera ao perceber que falou demais. Pentephres vai embora, deixando Azenate preocupada. Em uma conversa com o Faraó, José recebe a autorização para decidir o destino de seus irmãos. 


Durante a viagem, os irmãos decidem parar um pouco para se alimentar. Quando Levi abre um dos sacos, percebe que os siclos que haviam sido usados para troca estão ali. Todos temem que o vizir ache que são ladrões. Eles não sabem que foi o próprio José que solicitou a devolução das peças de bronze e prata. Pentephres diz a Hapu que vai revelar a verdade para Simeon. Seu objetivo é fazer com que o hebreu mate José. Azenate pede conselhos a Tany. A esposa do Faraó liga os fatos e tem certeza de que Pentephres utilizará Simeon de alguma forma. 


O sacerdote vai até a prisão, mas antes de revelar qualquer coisa, exige que Simeon dê sua palavra de que fará o que será proposto em troca da liberdade. Tany e Azenate chegam no instante em que Pentephres vai revelar o segredo. Ao ver sua filha junto à esposa do faraó, o sumo-sacerdote entende tudo. Tany exige que Pentephres retorne ao palácio. O sumo-sacerdote não tem outra alternativa e obedece. Simeon estranha. No palácio, Tany ameaça Pentephres, que acaba sendo obrigado a engolir seu ódio. Após alguns dias, os irmãos chegam ao acampamento. Jacó percebe que Simeon não os acompanha. José retorna para casa e Azenate conta que por pouco Simeon não descobre a verdade. 


Ruben e seus irmãos explicam toda a história e destacam a condição que lhes foi imposta para a libertação de Simeon. Jacó fica atordoado. Sati se irrita quando Potifar lhe traz um novo sacerdote e acaba esquecendo sua falsa doença. Ela explode e o comandante estranha a súbita melhora. Depois de dizer que Pentephres não pisará mais em sua casa, Potifar se mostra irredutível. Ainda na prisão, Simeon pega o antigo colar de José e se lembra do passado. José aparece no local, de surpresa.